sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Outubro Rosa - Participe da luta contra o câncer de mama!!!


Como surgiu:
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
 
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (http://www.komen.org/).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.
 
Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
 
Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (http://www.pink-october.org/).
 
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
 
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.



Campanha mundial contra o câncer de mama acontece durante todo o mês de outubro.

O câncer de mama é uma doença que já provocou cerce de 7 milhões de morte no mundo, sendo cerca de 10 mil por ano apenas no Brasil, além disso, 25 milhões de mulheres no mundo inteiro receberão o diagnóstico de câncer de mama nos próximos 25 anos. Em virtude disso, o mês de outubro deste ano, foi designado mundialmente para lutar contra essa terrível doença.

Em todo o mundo diversas atividades irão ocorrer para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

O alerta é importante, pois de acordo com a American Cancer Society em torno de 1,3 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, sendo que 465 mil morrem por causa dela. Segundo ainda Dr. Maira Caleffi presidente da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama), os números de mulheres diagnosticadas irá triplicar em 2030, principalmente aquelas de países subdesenvolvidos.

No Brasil, segundo pesquisa Datafolha de abril de 2009 em parceria com a FEMAMA os resultados não foram nada positivos;uma vez que apenas 17% das entrevistadas procuraram algum especialista devido a suspeita da doença e que 6% citaram a ultra-sonografia e toque do médico como exame. Tudo isso é fruto da falta de informação e pelas mulheres acharem que nunca correrão riscos. Outras causas vêm da pouca iniciativa de profissionais de saúde em favorecer a decisão das pacientes quanto à mamografia ou da ausência de recursos públicos. Mais de 31% das mulheres nunca fez a mamografia, especialmente as que dependem do sistema publico de saúde, afirma a Dr. Maira Caleffi.

A fragilidade presente no sistema público de saúde fica evidente em uma pesquisa realizada pela BBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama ), onde a diferença entre o diagnóstico feito em hospitais públicos e privados é grande; 36% das mulheres atendidas nas unidades públicas, ao serem diagnosticadas, apresentam tumor em estágio avançando, contra apenas 16% das particulares.

Com todos esses dados alarmantes, é preciso realmente fazer um trabalho para conscientizar as mulheres. Em virtude disso, surgiu a idéia do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”.


22 comentários:

  1. Esse alerta e super importante!
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.com
    @loveshoesblog

    ResponderExcluir
  2. Super legal a ideia
    bj
    http://www.alfinetesdemorango.com

    ResponderExcluir
  3. Super apoio a campanha!!!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  4. Amei essa ideia! É muito importante alertar as mulheres sobre o cancer de mama.
    Bjos
    http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gatissima!!!
    Antes eu não ligava muito para esses assuntos.
    Mais faz 3 anos que eu coloquei silicone, então faço exames de 6 em 6 meses, nunca me esqueço, vai saber né? morro de medo.

    bjokas
    www.aurinhamartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Post completo e muito informativo!
    E tamo junto nessa campanha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. nossa...altas ideia!!
    muuuuuuuito bom teu post
    beijoss
    www.blogdakaren.com

    ResponderExcluir
  8. Super importante! Na minha família já tiveram 2 casos de câncer de mama. Isso é sério!
    Bjks, Tatty

    http://suspirofashion.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    É muuitoo importante investir em campanhas assim!
    Obrigada pelo carinho e pela visitinha!
    Beijoca

    http://relatosedescobertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei.
    Todos apoiando a campanha!
    Beijos

    www.itsmekarlla.com

    ResponderExcluir
  11. adorei seu blog muito lindo e fofo, vim te fazer um convite da uma passada lá no blog e se gostar pode segui-lo e comenta-lo que logo farei o mesmo...

    ResponderExcluir
  12. muito bom o alerta e postar tal campanha em blogs de moda, um assunto tão importante que por atingir muitas melhores, parabens pelo post :)

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse post..Muito importante..

    http://mariliaemarina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo post, e pela atitude de querer ajudar !Ja virei sua seguidora, quero te convidar para conhecer o meu blog e me seguir tambem!

    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Importante divulgar e conscientizar.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  16. Super curti o post!

    Da uma passadinha lá no blog
    http://thingsdear.blogspot.com/
    Beijos, Mari

    ResponderExcluir
  17. Super sério. A minha avó teve que tirar as duas mamas por causa dessa doença horrível. Que com acompanhamento e exames anuais pode ser evitado/tratado.
    Beijos!!

    http://blogfashion4fun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Essa campanha foi muito bem criada ne. A ideia e maravilhosa :D
    Eu super apoio rs!!
    Beijos


    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito legal esta iniciativa do blog,
    de divulgar uma campanha como esta...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Flor, que post maravilhoso!
    Bem legal pras meninas deixarem as make ups e looks de lado um pouquinho e ficarem ligadas na saúde que é assunto sério e a gente sempre tem que se prevenir.

    =)
    beijos
    http://trendsa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Keila.Bem legal a sua idéia de lembrar da campanha.Você está sempre antenada.Bjos.Soso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário!!
Deixe sua opinião, sugestão, reclamação...
contato: palpitechic@gmail.com